terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Biografia de Leonardo de Pisa


Fibonacci (filho de Bonaccio) foi um dos matemáticos mais importantes da Idade Média. Ele pertencia ao grupo de matemáticos que exerciam actividades de comércio e negócios; e dentro desse grupo, pertencia aos “algoritmos” – aqueles que privilegiavam o cálculo através de algoritmos baseados no algarismo zero.
Fibonacci nasceu por volta de 1180, em Pisa, na Toscânia, uma das primeiras cidades comerciais italianas e que manteve um comércio florescente com o mundo árabe.
O pai de Fibonacci era um mercador que trabalhou no Norte de África, pelo que cedo, Fibonacci foi iniciado nos negócios e nos cálculos, o que lhe despertou o seu interesse pela matemática; e foi através do seu pai que ele teve o primeiro contacto com o sistema decimal Hindu-árabe.
O apelido de família era “Bonacci” – que quer dizer homem de boa natureza, e o seu apelido Fibonacci, diminutivo de Fillius Bonacci,foi fornecido pelo seu pai.
Em 1200, Leonardo regressa a Pisa, e passa os 25 anos seguintes a escrever trabalhos onde incorpora os conhecimentos que tinha adquirido com os árabes. Daí surge o livro “Liber Abaci” – o seu livro mais conhecido, que era um tratado de aritmética, álgebra elementar e geometria, aí explicava-se como utilizar numerais nas operações aritméticas. Este livro desenvolveu um importante papel para o desenvolvimento da matemática nos séculos seguintes. E com este livro, os europeus vieram a conhecer os algarismos hindus, também denominados arábicos. A teoria contida em “Liber Abaci” é ilustrada com muitos problemas que representam uma grande parte do livro.
Fibonacci escreveu também o livro "Practica Geometriae" em 1220; onde descreveu aquilo que tinha descoberto nas áreas de geometria e trigonometria.
O nome de Fibonacci tornou-se conhecido devido a um problema que existia no seu livro "Liber Abaci", que é o problema dos coelhos. A solução deste problema é uma sequência numérica; e um matemático francês, Edouard Lucas, ao editar um trabalho seu, ligou o nome de Fibonacci a essa sequência.

Trabalho realizado pelo aluno José Hugo no âmbito da disciplina de Estudo Acompanhado

Sem comentários:

Enviar um comentário