terça-feira, 30 de março de 2010

António Aniceto Ribeiro Monteiro


Matemático português, António Aniceto Ribeiro Monteiro nasceu a 31 de Maio de 1907, em Moçâmedes, Angola, e morreu a 29 de Outubro de 1980, na Argentina. Filho de D. Maria Joana Lino de Figueiredo Silva Monteiro e de António Ribeiro Monteiro.
Após a morte do seu pai, António Aniceto Ribeiro Monteiro viajou com a família para Portugal onde, se licenciou em Ciências Matemáticas, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em 1930.
Durante quatro anos estudou em Paris, como bolseiro, até obter o doutoramento com um trabalho orientado pelo notável matemático francês Maurice Fréchet.
Fundou em Lisboa, a 1936 o Núcleo de Matemática, Física e Química a 1936 e a revista Portugaliæ Mathematica juntamente com Hugo Ribeiro, José da Silva Paulo e Manuel Zaluar Nunes, a Gazeta de Matemática (1939), com Bento de Jesus Caraça, Hugo Ribeiro, e a Sociedade Portuguesa de Matemática (1940), da qual foi também o primeiro secretário-geral.
Por questões políticas, não lhe foi permitido desenvolver uma carreira universitária em Portugal, tendo-se visto obrigado a emigrar primeiro para o Brasil e, mais tarde, para a Argentina. Aí, leccionou na Universidade Nacional de Cuyo (1949 – 1957) e foi convidado depois, a criar um Instituto de Matemática na “Universidad del Sur”, onde leccionou de 1957 a 1975. Para além de outras homenagens, António Aniceto Ribeiro Monteiro foi premiado com o Prémio Gulbenkian de Ciência, em 1978 e, em 2000, foi-lhe concedida, a título póstumo, a Grã-Cruz da Ordem Militar de Santiago de Espada pelo Presidente da República Portuguesa.

Curiosiades

Refira-se que a melhor nota que obteve em Matemática foi 14 valores, conseguida no exame escrito do Curso Complementar de Sciências e que (com excepção das classificações que lhe foram atribuídas nos exames do citado Curso) as notas em Física foram sempre superiores às de Matemática.

Várias homenagens têm sido prestadas a António Aniceto Monteiro, das quais destacamos as seguintes:


• A Biblioteca do Instituto de Matemática do Departamento de Investigaciones Científicas de la Universidad Nacional del Cuyo que ele criou, tem actualmente o seu nome, Biblioteca Dr. António A. R. Monteiro.

• Em 30 de Maio de 1972, é agraciado com o título de Profesor Emérito de la Universidad Nacional del Sur, que ninguém mais recebeu até hoje.

• Em 1974 é nomeado Membro Honorário da Unión Matemática Argentina.

• Em 1978 é distinguido com o Prémio Gulbenkian de Ciência e Tecnologia pelo seu trabalho “Sur les Algèbres de Heyting Symétriques”.

• Em Outubro de 2000, o Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, concedeu-lhe, a título póstumo, a Grã-Cruz da Ordem Militar de Santiago da Espada.

Trabalho realizado pela aluna Ana Tavares, nº1 – 8ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário