terça-feira, 30 de março de 2010

Leonard Euler


Leonard Paul Euler nasceu na Basileia a 15 de Abril de 1707. Filho de Paul Euler e Margaret Brucker, mudou-se para a Suíça com um ano de idade. Paul Euler determinou que ele estudaria teologia para seguir a carreira religiosa, embora o seu filho desde cedo tenha revelado um talento para a matemática. Paul Euler era um grande amigo da família Bernoulli, e Johann Bernoulli, que foi um dos matemáticos mais importantes da Europa, era uma influência para Euler. Em 1720, com 14 anos, entrou na universidade de Basileia, e nessa altura, começou a ter explicações de matemática dadas por Johann Bernoulli, que acabou por convencer Paul Euler, dizendo-lhe que o seu filho tinha um talento especial. Em 1723, Leonard Euler recebeu o grau de mestre em Filosofia, onde comparava ideias filosóficas de Descartes e Newton.
Depois de 1730 ele desenvolveu uma série de projectos acerca de cartografia, magnetismo, motores a combustão, máquinas e construção naval... O foco da sua pesquisa estava agora bem definido: teoria de números, análises no infinito, equações diferenciais, cálculo de variações e mecânica racional.
É autor de Mechanica (1736), primeira obra de fôlego onde a análise é aplicada à ciência do movimento.
Fórmula de Euler

Nela ocorrem as mais importantes constantes da matemática: 0, 1, e, i. Todas relacionadas por uma igualdade simples.
A Fórmula de Euler para os poliedros simples é a igualdade:
F – A + V = 2, onde F é o número de faces, A o de arestas e V o de vértices do poliedro.

Curiosidades

Por ter sido um dos melhores matemáticos da história, foi representado na sexta série das notas do banco Suíço e em numerosos selos da Suíça, Alemanha e da Rússia. O asteróide 2002 foi chamado Euler em sua homenagem.
Euler foi também uma das inspirações na criação do jogo Sudoku. Um puzzle inspirado (provavelmente) no quadrado latino, invenção do século XVIII de Euler.
Leonard Euler teve treze filhos, mas apenas cinco sobreviveram à infância. Euler atribui a essa fase algumas de suas maiores proezas científicas.
Em 1771, velho e doente, Euler perdeu a casa num incêndio. Tudo o que ele salvou foram seus manuscritos. Foi nesta época que ele ficou totalmente cego.

Sem comentários:

Enviar um comentário